quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sequência Didática

Tema: Mata Atlântica

Série: 1ª série do Fundamental I

Objetivos Específicos:
  • Conhecer o tema proposto.
  • Conhecer as espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.
  • Compreender a importância da preservação à natureza.

Conteúdos:

Fatos, conceitos e princípios – Textos e mapas sobre o tema.
Procedimentos - Pesquisa na sala de informática e na confecção dos cartazes.
Atitudes – Comportamento na visita ao Parque, trabalho em equipe, saber ouvir e respeitar a opinião dos outros.

Duração: 1 Semana

Etapas:

1º Dia – Roda da conversa; Conhecimentos prévios; Leitura de texto informativo sobre a Mata Atlântica; Lista de nomes de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica (retiradas do texto).

2º Dia – Leitura e explicação de texto informativo sobre as partes que compõe a árvore: raiz, caule, folha, flores e frutos; Apresentação e explicação de mapas de vegetação do Brasil e Estado de São Paulo, antigo e atual, para comparação das áreas onde ocorre o desmatamento.

3º Dia – Visita ao Parque Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos) onde os alunos iram observar as espécies de árvores, plantas e animais existentes no parque e o contraste entre o barulho dos automóveis, com o ambiente do parque em plena Avenida Paulista. Professora e alunos irão registrar a visita, com o uso de máquina fotográfica.

4º Dia – Roda da conversa sobre a visita ao Parque; Atividade numa folha sulfite, desenhar ou fazer um texto, contando como foi a visita e o que mais gostou; Na sala de informática em grupos de 4 à 5 alunos, pesquisar na internet imagens e informações sobre uma espécie de árvore existente no parque, cada grupo vai escolher uma árvore, para que não tenha trabalhos repetidos.

5º Dia – Com as informações encontradas na internet e com as fotos tiradas no parque, cada grupo irá confeccionar um cartaz sobre a árvore que escolheu, para expor no pátio da escola; Exposição dos desenhos, textos e cartazes no pátio da escola.

Estratégias:

  • Roda da conversa;
  • Textos sobre o assunto de livros, revistas, jornais e internet;
  • Mapas e atlas;
  • Sala de informática;
  • Visita ao Parque Trianon;
Materiais:

  • Papel sulfite, cartolina, cola, tesoura, canetas hidrográficas, lápis de cor, giz de cera, lápis, borracha, máquina fotográfica, impressão ou xerox das imagens.
Avaliação:
  • Interesse;
  • Comportamento e atitudes no Parque;
  • Participação;
  • Trabalho em grupo;
Produto Final:
  • Exposição dos desenhos, textos e cartazes sobre a visita ao Parque Trianon, no pátio da escola.
Patricia Nunes de Melo RA 0720817
Sandra Lima Bezerra RA 0720048
Solange Aparecida P. Salviano RA 0720020