- Conhecer o tema proposto.
- Conhecer as espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.
- Compreender a importância da preservação à natureza.
Conteúdos:
Fatos, conceitos e princípios – Textos e mapas sobre o tema.
Procedimentos - Pesquisa na sala de informática e na confecção dos cartazes.
Atitudes – Comportamento na visita ao Parque, trabalho em equipe, saber ouvir e respeitar a opinião dos outros.
Duração: 1 Semana
Etapas:
1º Dia – Roda da conversa; Conhecimentos prévios; Leitura de texto informativo sobre a Mata Atlântica; Lista de nomes de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica (retiradas do texto).
2º Dia – Leitura e explicação de texto informativo sobre as partes que compõe a árvore: raiz, caule, folha, flores e frutos; Apresentação e explicação de mapas de vegetação do Brasil e Estado de São Paulo, antigo e atual, para comparação das áreas onde ocorre o desmatamento.
3º Dia – Visita ao Parque Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos) onde os alunos iram observar as espécies de árvores, plantas e animais existentes no parque e o contraste entre o barulho dos automóveis, com o ambiente do parque em plena Avenida Paulista. Professora e alunos irão registrar a visita, com o uso de máquina fotográfica.
4º Dia – Roda da conversa sobre a visita ao Parque; Atividade numa folha sulfite, desenhar ou fazer um texto, contando como foi a visita e o que mais gostou; Na sala de informática em grupos de 4 à 5 alunos, pesquisar na internet imagens e informações sobre uma espécie de árvore existente no parque, cada grupo vai escolher uma árvore, para que não tenha trabalhos repetidos.
5º Dia – Com as informações encontradas na internet e com as fotos tiradas no parque, cada grupo irá confeccionar um cartaz sobre a árvore que escolheu, para expor no pátio da escola; Exposição dos desenhos, textos e cartazes no pátio da escola.
Estratégias:
- Roda da conversa;
- Textos sobre o assunto de livros, revistas, jornais e internet;
- Mapas e atlas;
- Sala de informática;
- Visita ao Parque Trianon;
- Papel sulfite, cartolina, cola, tesoura, canetas hidrográficas, lápis de cor, giz de cera, lápis, borracha, máquina fotográfica, impressão ou xerox das imagens.
- Interesse;
- Comportamento e atitudes no Parque;
- Participação;
- Trabalho em grupo;
- Exposição dos desenhos, textos e cartazes sobre a visita ao Parque Trianon, no pátio da escola.
Sandra Lima Bezerra RA 0720048
Solange Aparecida P. Salviano RA 0720020