domingo, 20 de setembro de 2009

Árvores Nativas: Pitangueira


A pitangueira é conhecida como Eugenia uniflora, L, Dicotyledonae, Mirtaceae. O fruto, por ser vermelho escuro (pitangueira vermelha) era conhecido pelos índios tupi-guaranis pelo nome de pitanga.

A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança 2m a 4m de altura mas, vegetando sob ótimas condições de clima e de solo, alcança alturas acima de 6m., quando adulta. As folhas pequenas e verde-escuras quando formadas exalam aroma forte e característico. As flores brancas e suavemente perfumadas, são hermaforditas e melíficas. O fruto é uma baga com 1,5 a 3,0cm. de diâmetro, tem casca muito fina; a polpa do fruto maduro é macia, suculenta, doce ou agridoce, aromática, saborosa, perfumada. A maturação do fruto dá-se em 5 a 6 semanas após o início da floração.

A composição de 100 gramas de polpa é: 38 calorias, 0,3g. de proteína, 10mg. de cálcio, 20mg. de fósforo, 2,3mg. de ferro 0,03mg. de vit.B2 e 14mg. de vit. C.

Não se conhece variedades definidas de pitangueiras no Brasil; entre plantas nota-se diferenças quanto a forma, tamanho, cor e sabor do fruto. Encontra-se plantas com frutos cor laranja, com cor vermelha e com frutos encarnados, quase negros.



Fonte do Texto: http://www.seagri.ba.gov.br/Pitanga.htm

Fonte das Imagens: Patricia

2 comentários:

  1. Um lugar bonito, acessível e inusitado no meio da Av. Paulista. É inacreditável ver este parque em meio á tanta poluição e prédios comerciais imensos.
    Muito gostoso!!

    ResponderExcluir
  2. Este parque é um charme, acho um luxo na avenida mais paulista de São Paulo, é incrivél como a natureza é perfeita.

    ResponderExcluir