sexta-feira, 4 de setembro de 2009

conheça á história do parque trianon





Parque Siqueira Campos (Ex-Trianon)

São Paulo
NOME ANTERIOR VILLON *TRIANON
*denominação popular extra-oficial
DATA DE INAUGURAÇÃO03/04/1892
Histórico
O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, foi inaugurado em 03/04/1892 e está intimamente ligado à abertura da Avenida Paulista. Para projetá-lo foi convidado o francês Paul Villon, criador dos jardins do Palácio do Catete, que o elaborou em estilo inglês, com requintes românticos, preservando as espécies nativas ao lado de outras exóticas. Logo no ano seguinte à sua inauguração o parque foi remodelado pelo inglês Barry Parker. Durante a administração do Barão de Duprat (1911-1914) foi construído, no local onde hoje localiza-se o Museu de Arte de São Paulo, um belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que ficou conhecido como Trianon. Durante as décadas de 20 e 30, freqüentado pela intelectualidade paulistana, o parque e o belvedere transformaram-se no símbolo da riqueza da elite paulistana. Em 1924 o parque foi doado a Prefeitura e em 1931 recebeu sua denominação atual em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista. A partir dessa data o parque entrou em abandono até 1968, quando o prefeito Faria Lima, para recuperá-lo convidou o paisagista Burle Marx e o arquiteto Clóvis Olga que, entre outras modificações, substituíram a ponte de madeira que ligava as duas áreas do parque separadas pela Al. Santos por outra de concreto e promoveram o alargamento das alamedas internas e as pavimentaram com pedras portuguesas em forma de mosaico. O parque é tombado pelo CONDEPHAAT, ata nº 447; e pelo CONPRESP – Resolução nº 05, de 05/04/91 tombamento ex officio. Seu uso é regulamentado pelas Portarias nºs 21 e 23/DEPAVE/78 e 88.
box - No final do século XIX, mais precisamente em 1890, o agrônomo uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, João Borges de Figueiredo e João Augusto Garcia, entusiasmados com o crescimento econômico gerado pelo café, juntaram-se para implantar um audacioso projeto: dotar a cidade de uma grande avenida. Esta localizou-se no alto do Morro do Caaguaçú (nome indígena que significa mata grande ou mato grosso), espigão que dividia as águas dos rios Pinheiros e Tietê (estende-se do atual bairro da Vila Pompéia ao Jabaquara). O projeto de Joaquim Eugênio de Lima transformou em poucos meses a região de mata natural numa arrojada obra de engenharia, que concebia entre as atuais alamedas Casa Branca e Peixoto Gomide, a criação do parque.
Área

A área total compreende 47.132 m2, divididos em: 34.706 m2 de vegetação natural e implantada, 12.108 m2 de pisos impermeáveis, 30 m2 do espelho d´água e 288 m2 de edificações.
Flora

O parque foi criado sobre uma floresta exuberante e depois remodelado com a introdução de várias espécies exóticas, por essa razão há nele algumas árvores antigas de tamanho gigantesco, como cedro e pau-ferro, árvores nativas que originalmente cobriam toda a região.
Floresta heterogênea composta de gigantescas espécies de árvores que atingem diâmetro de tronco superior a um metro como a sapopemba, o jequitibá-branco e o jatobá.
São encontrados ainda tapiá-guaçú, palmito, jatobá, sapucaia, açoita-cavalo, bico-de-pato, chichá, pau-de-tucano, vinheiro e jequitibá-branco.

Fauna

Há no parque micro-habitats aonde podem ser encontradas diversas espécies de insetos e aves, principalmente silvestres. É um dos poucos lugares dessa região da cidade que propiciam condições para a reprodução dessas aves, algumas delas são: rolinha, periquito, pica pau, joão de barro, bem te vi, sabiá laranjeira, entre outras. Caxinguelês (esquilos) e sagüis, mamíferos que eram habitantes comuns da mata original, foram introduzidos e hoje são motivo de atração para os freqüentadores do parque.

Infra-estrutura
bicicletário, áreas de estar, quiosque, comedouro de pássaros, bebedouro, sanitário, 74 lixeiras, 3 mesas bancos, 122 bancos,

Lazer
Trilha do Fauno com 11 estações e 600 metros, aparelhos de ginástica, 2 playgrounds, 2 tanques de areia,
Paisagem
espelho d´água, viveiro de animais,


Freqüência de Usuários
Segunda a sexta-feira:1000Sábados:3000Domingos e feriados:3600

Endereço

Rua Peixoto Gomide, 949 Cerqueira César - CEP: 01409-001 - Tel. (0xx11) 289-2160Horário de Funcionamento: das 6h às 18hSituado na área de atuação da Administração Regional Pinheiros/Itaim-Bibi
postado por solange.salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário