domingo, 20 de setembro de 2009

Escultura de um Bandeirante

No Parque Trianon podemos ver esta obra do escultor Luiz Brizzolara.

Bartolomeu Bueno da Silva, explorador brasileiro do século XVII. Aspirando explorar o sertão goiano, organizou uma bandeira e partiu para lá em 1682. Sendo acompanhado de seu filho, que tinha apenas 12 anos de idade. Descobriu muitas minas de...ouro naquela região, graças aos seus esforços que foram recompensados no seu empreendimento. Conta a lenda que Bartolomeu. o “bandeirante” procurava as ambicionadas minas, quando deparou com índios, que impediram a entrada da bandeira em seu território. Anhanguera percebeu que elas se encontravam exatamente ali. Teve uma idéia: encheu uma pequena vasilha de álcool e pos-lhe fogo.

Os índios acreditaram tratar-se de água e diante da ameaça do bandeirante de queimar-lhes os rios, renderam-se. Não só permitiram a entrada dos exploradores em seus territórios, como ainda lhes revelaram a localização das minas.

Outra versão conta que o bandeirante usou um recipiente de chifre para conduzir água a qual encheu de pólvora. Encostando-se a superfície do rio e acendendo fogo à pólvora, deu aos Índios a impressão de que a água jorrava numa fonte de fogo. Deste modo cognominou Anhanguera, que significa "Diabo Velho" ou "Espírito Maligno".

Quarenta anos depois seu filho voltou com uma bandeira ao local das minas. Durante três anos, essa nova expedição, sob o comando do segundo Anhangüera, andou pelos sertões à procura dos antigos sítios descoberto.

Não os encontraram, mas chegaram a fundar um núcleo chamado Barra, que em 1727 foi transferido para as margens do rio Vermelho com o nome de Santana, mais tarde se tornando a Vila Bueno, que hoje é a cidade de Goiás. Bartolomeu Bueno da Silva foi o último dos grandes bandeirantes que desvendou os caminhos para o oeste tornando conhecido o alto sertão brasileiro.

Fonte: www.e-biografias.net

FONTE Imagens: Patricia

Nenhum comentário:

Postar um comentário