domingo, 20 de setembro de 2009

Árvores Nativas Jequitiba


Nome científico: Cariniana legalis (Mart.) Kuntze) - rosa, Cariniana estrellensis (Raddi) Kuntze - branco

Nomes populares: jequitibá-rei, Congolo-de-porco, estopa, jequitibá-de-agulheiro, jequitibá-cedro, jequitibá-grande, pau-carga, pau-cixão, sapucaia-de-apito

Família: Lecythidaceae

Descrição

Os jequitibás são árvores fascinantes da Mata Atlântica. é Considerada a maior árvore deste bioma, podendo alcançar 50m.

De porte majestoso, o jequitibá se destaca das demais árvores ao seu redor, ultrapassando o dossel da mata.

A árvore possui tronco colunar, com casca muito grossa, pardacenta, rígida, profundamente sulcada. As folhas são alternas, simples, oblongas, com bordos ligeiramente serreados, de 3 a 6,5 cm de comprimento, base da lâmina foliar com pequena dobra voltada para a face inferior.

Flores dificilmente alcançando 1 cm de comprimento, numerosas no ápice dos ramos brancacentos. Fruto cápsula cilíndrica, rugosa externamente, com bordo apical sem espinho, tipo pixídio, de 4 a 7 cm de comprimento, com sementes aladas.

A principal categoria de uso da planta é como madeira, apresentando-se moderamente pesada, macia, superfície irregularmente lustrosa e um pouco áspera, durável. Usada em obras internas da construção civil, como assoalhos e esquadrias, na confecção de brinquedos, compensados, etc.


Seu porte exuberante fascina e possui grande efeito ornamental sendo muito usada no paisagismo de parques e jardins.


O tanino de sua casca é empregado no curtimento de couros, e sua casca também tem grande poder desinfetante. As propriedades bioativas de sua casca têm despertado a depredação de indivíduos milenares.








Fonte do texto: http://www.uff.br/labes/pdm/ago_2007_jequit.htm

Fonte das imagens: Patricia

Nenhum comentário:

Postar um comentário